Manutenção Preditiva é talvez a mais mal compreendida e mal utilizada de todos os programas de melhoria na maioria das plantas. Muitos usuários definem-na como um meio de prever falhas catastróficas de máquinas rotativas críticas. Outros definem manutenção preditiva como uma ferramenta de programação de manutenção que usa dados de análise vibratória e infravermelha ou análise de óleo de lubrificação para determinar a necessidade de ações de manutenção corretivas. Uns poucos compartilham a crença precipitada por vendedores de sistemas de manutenção preditiva, que a manutenção preditiva é um remédio para todos os males, uma panaceia para as nossas plantas criticamente doentes. Um ponto em comum para todas essas definições é que é somente uma ferramenta de gerenciamento de manutenção..
Devido a esses conceitos equivocados, a maioria dos programas de manutenção preditiva estabelecidos não tem sido suficientes para obter uma significativa redução nos custos de manutenção ou uma melhoria mensurável no desempenho geral de todas as empresas. De fato, o contrário é muitas vezes verdade. Em muitos casos, os custos anuais de reparos, peças de reposição, qualidade do produto e produção cresceram drasticamente como resultado direto do programa.
Muito mais do que uma ferramenta de programação e não deve ser restrita ao gerenciamento de manutenção. Como parte integrante de um programa de gerenciamento de desempenho total da planta, pode prover os meios para aumentar a capacidade produtiva, qualidade do produto, e efetividade global nas nossas plantas de manufatura.
“Manutenção preditiva é uma técnica de gerenciamento que, dito de forma simples, usa avaliações regulares das condições atuais de operação dos equipamentos da planta, sistemas de produção e funções de gerenciamento da planta para aperfeiçoar totalmente a operação da planta”.
Um programa de Manutenção Preditiva, além do envolvimento de outras áreas, precisa vir acompanhado por um treinamento, estendido a todas as áreas, de Análise de Falhas. A técnica a ser utilizada pode ser o MASP, FTA ou outra que se adeque a planta.
Shark Consulting - Paixão pela Engenharia